Além do PROJETO e EXECUÇÃO:
Sabemos que o objetivo da contratação de um profissional é encurtar o caminho até a obra concluída, prontinha para o uso.
Neste caminho já é consenso que um projeto se faz necessário, mas você sabe para quem é o projeto?
Para o cliente ou fornecedor?
O projeto é necessário para todos os envolvidos, incluindo o próprio profissional já que um projeto e os demais documentos técnicos pertinentes são a forma de comunicação entre os vários (muitos) agentes deste processo, pois tangibilizam e validam as ideias.
Sendo uma ferramenta importante para todos, precisamos entender que cada um tem necessidades diferentes e portanto a forma de comunicar as ideias de um projeto deve também ser diferente.
Os clientes são mais visuais, preferem ver as ideias reunidas num 3D colorido, onde toda a composição é revelada e eles possam entender como o espaço ficará depois de pronto.
Os fornecedores que executarão os projetos, por dependerem das informações técnicas, precisam das medidas, especificações, quantidades e detalhamentos que só um desenho em duas dimensões pode esclarecer, embora peçam cada vez mais o 3D para facilitar o entendimento global do projeto.
Há ainda os órgãos públicos que devem aprovar os projetos e para isso necessitam de desenhos técnicos conforme a legislação vigente.
E o arquiteto ou designer, de qual tipo de projeto precisa?
Um profissional de qualidade consegue implementar suas ideias apenas com um croqui e algumas explicações verbais... talvez daí venha o desejo por tamanha simplicidade de projeto.
Porém o que o profissional verdadeiramente precisa é de um processo assertivo, uma relação ganha-ganha e clientes satisfeitos.
E para isso, sabemos que não bastaria o croqui, o 3D ou só os detalhamentos, pois para que o caminho entre o sonho e a realidade seja curto, objetivo e feliz...
Quanto mais planejada uma obra, desde o projeto até os fornecedores escolhidos, mais leve e assertivo será o processo.
Nesta trilha entre projeto e execução, agregamos muitos outros serviços, tão necessários quanto os mais comumente conhecidos.
Ahh e não podemos esquecer da execução...
Não é o arquiteto que executa, quem o faz são os prestadores de serviço contratados para pôr os projetos em prática.
O profissional de projeto então poderá orientar ou coordenar os trabalhos de execução e tal diferenciação na participação do processo corresponde a diferentes resultados na obra executada.
Desde a fiscalização ao acompanhamento, gerenciamento ou administração, o trabalho de execução de um profissional
Comentários
Postar um comentário
Olá, agradecemos seu comentário e/ou sugestão, tendo dúvidas, contate-nos! Obrigada por visitar nosso espaço virtual!!! :)